Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TV Antares apresenta o filme vencedor do DocTV

    há 15 anos

    A TV Antares apresenta o projeto vencedor da quarta edição do DocTV Piauí, nesta sexta-feira, dia 16, no Espaço Trilhos, a partir das 20h.

    Seguindo as mesmas regras e critérios de seleção do concurso nacional - criatividade e propostas de documentário mais adequadas ao fazer documental, que propusessem, no lugar de uma visão "imparcial" cristalizada do tema, o olhar do autor sobre o tema - o DocTV Piauí premiou com um contrato de co-produção de R$ 110.000,00 o filme O Retorno do Filho , do cineasta Douglas Machado, e atualmente encontra-se em fase de filmagem.

    O DocTV Piauí, uma co-produção da TV Antares, Trinca Filmes e Douglas Machado, é uma realização do Governo do Estado do Piauí e da TV Antares, com o apoio da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), da Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom) e da Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí (ABD Piauí).

    O Retorno do Filho

    Documentário de Douglas Machado

    Duração: 52min.

    Sobre o documentário

    A espinha dorsal de O Retorno do Filho é uma viagem de regresso ao Piauí, no estilo road movie (filme de estrada), feita pelo hoje também poeta, além de historiador, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, Alberto da Costa e Silva. Uma viagem que começa no Rio de Janeiro, onde ele vive atualmente, e segue rumo a Amarante, cerca de 200 km ao sul de Teresina. Amarante é o lugar onde nasceu o seu pai, Antônio Francisco da Costa e Silva (1885 - 1950), conhecido como Da Costa e Silva - um dos poetas piauienses mais afinados com a sensibilidade popular.

    Alberto da Costa e Silva e Douglas Machado Neste aspecto, a visão empregada neste documentário bifurca-se no retorno do filho ao solo do pai e no encontro deste filho com o povo que neste solo habita. Em ambas as partes, teremos como ponto de partida o olhar poético sobre a terra: A minha terra é um céu, se há um céu sobre a terra: É um céu sob outro céu tão límpido e tão brando, Que eterno sonho azul parece estar sonhando sobre o vale natal, que o seio à luz descerra... (Primeira estrofe do poema Amarante , de Antônio Francisco da Costa e Silva). O Retorno do Filho se afasta de uma postura tradicional, cujas ações determinariam as seqüências a serem gravadas, e comporta-se como um observador da realidade desta viagem.

    Tampouco o documentário seria uma exaltação ao filho que retorna. A proposta é mais centrada num exercício de sutilezas, na descoberta de uma viagem imaginária de Alberto da Costa e Silva com o próprio pai. É uma busca de revelar o olhar que se cruza: o filho que retorna e a presença da memória do pai.

    Sobre Alberto da Costa e Silva

    Apesar de ter nascido em São Paulo (12 de maio de 1931), Alberto se apresenta sempre como "piauiense por opção". É filho do poeta Da Costa e Silva e de Creusa Fontenelle da Costa e Silva. Seguiu carreira diplomática, mas a sua veia poética não o deixou distanciar-se da literatura: é poeta, ensaísta e historiador. Quarto ocupante da Cadeira nº 9, da Academia Brasileira de Letras.

    Ficha Técnica:

    Escrito, fotografado e dirigido por Douglas Machado

    Produtora: Gardênia Cury

    Edição: Douglas Machado e Jean Marcelo

    Trilha sonora: Sérgio Matos

    Artista gráfico: Gabriel Archanjo

    Empresa produtora:

    Trinca Filmes

    Realização:

    Governo do Estado do Piauí

    TV Antares

    Co-produção:

    TV Antares

    Trinca Filmes

    Douglas Machado

    Apoio:

    Fundação Cultural do Piauí

    Coordenadoria de Comunicação Social

    ABD Piauí

    • Publicações1138
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tv-antares-apresenta-o-filme-vencedor-do-doctv/606004

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)