jusbrasil.com.br
21 de Setembro de 2019
    Adicione tópicos

    Religiões afro-brasileiras unidas no combate à Aids

    Governo do Estado do Piauí
    há 11 anos

    A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) realizou, no sábado (15), um evento que antecede às atividades do Dia Mundial de Combate à Aids e comemorações dos 100 anos de Umbanda no Brasil. Quase 40 terreiros e membros da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde estiveram reunidos com o objetivo de discutir formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST). O evento aconteceu na Tenda Espírita Santa Bárbara, localizada no Bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina.

    Segundo o coordenador estadual de DST/Aids, George Cavalcante, a idéia é formar uma comissão inter-religiosa para o combate a essas doenças no Piauí. “Esse projeto é uma parceria com a rede de cultos afro-brasileiros em saúde do Piauí e do Maranhão para fortalecer o diálogo entre os terreiros e para manter a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids e ainda levar a proposta de diálogo com as outras religiões e constituir uma comissão inter-religiosa para combater a essas doenças no Estado”.

    “No Maranhão, disponibilizamos alguns dos serviços básicos de saúde, inclusive testes para detectar HIV e outras DSTs com o apoio das secretarias municipais e estadual”, afirmou Neuza Brandão, coordenadora da Rede Religiões Afro-Brasileiras e Saúde do Estado do Maranhão.

    O objetivo da parceria com as religiões de matriz africana é o acolhimento, a tolerância com as diversidades sexuais e o trabalho já realizado por organizações de religiões afro-brasileiras em levar os serviços de saúde para aquelas pessoas que têm pouco acesso, com o apoio das secretarias municipais e estadual de Saúde.

    A mãe de santo, Eufrazina de Iansã, falou sobre a importância desse evento para as religiões afro-brasileiras. “Esta parceria com a Secretaria de Saúde é muito importante para nós, pois juntos estamos nos empenhando para combater as DST e estamos aqui para somar forças com mais 38 terreiros convidados para esse grande evento, em comemoração aos 100 anos da Umbanda no Brasil”, afirmou a mãe de santo, que é líder da tenda espírita de Santa Bárbara.

    Por Daiton Meireles e Samira Ramalho

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)