Carregando...
JusBrasil - Política
16 de abril de 2014

Fábrica produz tecido e fio de algodão em Picos

Publicado por Governo do Estado do Piauí (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

O governador Wellington Dias fez uma rápida visita à Piauí Têxtil, indústria que desde 1996 produz fios de algodão e tecido plano na cidade de Picos, a 310 quilômetros de Teresina. Acompanhado do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, ele percorreu as dependências da fábrica e conversou com funcionários.

A Piauí Têxtil sucedeu a Indústrias Coelho, que se instalou em Picos quando o município era o maior produtor de algodão da região e garantia a matéria prima para a indústria. Hoje, a fábrica consome toda a produção regional e completa seu estoque comprando algodão no Estado da Bahia.

A consultora administrativa da empresa, Ivana Martins, disse que a Piauí Têxtil no momento oferece 614 empregos diretos e produz anualmente 5,5 mil toneladas de fio de algodão, além de 6,4 milhões de metros de tecido plano. Toda a produção é vendida em São Paulo e na própria região Nordeste.

Conversando com a diretoria da fábrica, o governador lembrou que Picos já foi o maior produtor de algodão do Piauí, título que hoje pertence à região dos Cerrados piauienses. A produção de algodão em Picos foi praticamente dizimada nos anos 80 por uma praga de bicudo.

Outro grande problema da indústria têxtil brasileira é a concorrência dos produtos chineses, de qualidade inferior e comercializado a preços inviáveis para a produção nacional.

Mesmo com a concorrência chinesa e a crise econômica mundial, a Piauí Têxtil está renovando e ampliando seu parque fabril, com a aquisição de mais oito máquinas nos Estados Unidos.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-pi.jusbrasil.com.br/politica/1842770/fabrica-produz-tecido-e-fio-de-algodao-em-picos